Qual a importância da Coenzima Q10?

3 minutos para ler

A Coenzima Q10 é uma suplementação bem conhecida e impacta de forma muito positiva nosso corpo. Também conhecida como Ubiquinona, a Coenzima Q10, assim como outras suplementações, é capaz de reduzir o extresse oxidativo causado por fatores externos, como o tabagismo, poluição, estresse e a má alimentação.

A Coenzima Q10 (Coq10), é um componente presente em grande quantidade nas membranas celulares, especialmente dos lisossomos (do complexo de Golgi) e das mitocôndrias, onde é capaz de controlar as reações bioquímicas de óxido-redução (ação antioxidante), modulação da permeabilidade mitocondrial e indução da apoptose (morte celular), controle do pH, geração de ATP e modulação da expressão de vários genes.

Uma meta-análise recente, publicada em 2017, confirmou uma redução nos biomarcadores inflamatórios plasmáticos, especialmente das citocinas e da proteína C- reativa, após suplementação com Coq10 (60 a 500 mg/dia), durante 1 semana a 4 meses. Isso ocorreu em diferentes desordens inflamatórias, como: doença cardiovascular, esclerose múltipla, obesidade, insuficiência renal, artrite reumatoide, diabetes e doença hepática.

Outro grande benefício no uso da CoQ10 é ela age como antioxidante, a Coenzima Q10 tem sido associada à melhora da ovulação porque neutraliza os radicais livres que prejudicam a qualidade do óvulo. 

Nos últimos anos, pesquisas também revelaram que a Coenzima Q10 pode ajudar mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos na tentativa de engravidar.

A CoQ10 não é produzida naturalmente no nosso corpo. Além da suplementação, a Coenzima Q10 pode ser encontrada em alimentos diversos, como o salmão, atum, fígado bovino, brócolis, couve-flor, espinafre, no amendoim e na soja. No entanto, embora sempre seja sugerido encher o prato com esses alimentos, muitas vezes eles não contém Coenzima Q10 suficiente para atender aos requisitos de uma dose terapêutica. E é aí que entra a importância da suplementação.

Seguindo sempre a orientação de um profissional de saúde, uma suplementação bem feita fornecerá doses adequadas de CoQ10 que proporcionará melhora na saúde geral.

Até o presente momento, não há estudos que demonstrem efeitos colaterais na suplementação de Coq10, sendo ela segura e bem tolerada. Portanto, ressaltamos que o consumo adequado de CoQ10 é individualizado e deve ser estipulado pelo médico e/ou nutricionista. 

#cmwsaude #nutricionista #profissionalnutricionista #nutricionistasp #coenzimaQ10 #CoQ10 #suplementaçao 

Você também pode gostar